Marevan - Informações úteis

> Porque devo coletar Exames de Sangue para Controlar a Dose do Marevan?

A dose dos anticoagulantes orais é variável para cada pessoa e apresenta interações com alimentos e medicações , necessitando de testes freqüentes para avaliar a dose individualizada ( cada pessoa tem sua quantidade ideal) .Começam a fazer efeito após 24 horas de sua ingestão inicial, porém a sua ação total só é plenamente percebida após 5 a 7 dias do seu inicio. Sua ação é avaliada através da coleta de amostra de sangue e dosagem do Tempo de Protrombina ( comumente chamado de TP associado ao INR). Porém, como mencionamos acima, sua coleta deve ser realizada pelo menos após 5 dias do inicio do medicamento para refletir o efeito pleno da medicação e após alcançado o efeito esperado será repetido conforme a solicitação do seu médico, pois a dose pode variar até mesmo na mesma pessoa no decorrer do tempo. 

> Qual o valor laboratorial ideal para estar anticoagulado?

Na maioria dos casos o objetivo laboratorial da anticoagulação é atingir um INR ou RNI entre 2,0 e 3,0. Esse valor pode variar um pouco mais ou um pouco menos dependendo do risco de sangramento comparados com o risco de formação de coágulos a ser julgado pelo seu médico. 

> Qual o melhor horário para tomar os anticoagulantes Orais?

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 17 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, às 10 horas do dia seguinte. 

> Quais alimentos interferem com os Anticoagulantes Orais?

Os anticoagulantes Cumarínicos ( Varfarina e femprocumona) agem reduzindo a atividade da Vitamina K. Para o controle adequado da anticoagulação é importante manter estável a quantidade de ingestão desta vitamina, pois o medicamento foi ajustado para esta quantidade. Muitos alimentos contêm Vitamina K em diferentes proporções que devem ser conhecidos profundamente pelos pacientes. A recomendação é que se evitem alimentos ricos em vitamina K e caso sejam ingeridos, é necessário que seja em pequenas quantidades, de forma regular e constante para que a dose dos anticoagulantes seja suficiente e se evite perda do efeito ou até sangramento. Resumindo, o pior será ingestão de alimentos ricos em Vitamina K de maneira irregular. Por Exemplo: Se a dose de Marevan de 5 mg mantém seu RNI adequado com a ingestão de 2 folhas de alface diariamente, caso você pare de comer alface vai perceber que seu sangue ficará com maior facilidade de sangramento e a dose de 5 mg estará alta para a nova quantidade de vitamina K. Portanto, pode-se ter uma dieta com quantidade reduzida de folhas verdes, porém esta ingestão deve ser constante e regular

/>